Minas em Destaque

07/06/2010 13:03

Minas em Destaque

Turismo

Minas apresenta roteiros turísticos mineiros formatados para os mercados nacional e internacional

A Secretaria de Estado de Turismo participa do 29º Encontro Comercial da Associação Brasileira dos Operadores de Turismo (Braztoa), dias 27 e 28 de março, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O evento é um dos maiores do país com foco exclusivo na comercialização de roteiros turísticos e uma oportunidade para que as operadoras filiadas à Braztoa forneçam informações e negociam seus produtos e serviços turísticos para 2008 e 2009, com previsão de participação de 2.500 agentes de viagens.
A Setur apresentará os roteiros que integram o projeto Minas de Ouro, lançado em São Paulo no dia 17 de março, através de uma parceria inédita da Secretaria de Turismo, Braztoa, Instituto Estrada Real e Sebrae. “Os roteiros mineiros estão formatados para atender tanto o mercado turístico nacional quanto o internacional. A Setur tem intensificado as ações de promoção e divulgação, com parcerias estratégicas que visam o incentivo à comercialização do produto Minas Gerais pelas operadoras e agentes de viagens”, afirma a secretária de Estado de Turismo de Minas Gerais, Érica Drumond.
A Setur terá um estande de 30m2, decorado com imagens dos roteiros mineiros que estão sendo comercializados pelos operadores filiados à Braztoa. Haverá degustação de produtos da culinária de Minas, como doce de leite na palha e gelatina de cachaça, servidos pelo personagem garimpeiro e pelas bonecas “Viva Minas”. São parceiros da Setur a Associação das Cidades Históricas de Minas, Instituto Estrada Real e Federação de Conventions & Visitors Bureaux do Estado de Minas Gerais.
A festa de encerramento do encontro comercial terá como tema “Minas de Ouro”. Realizada pela Setur, Instituto Estrada Real e Sebrae no dia 28, no Clube Hípico de Santo Amaro, o evento terá show da banda mineira Dib Six, além de ações promocionais com personagens típicos da história e cultura mineiras. Os espaços do evento estarão ambientados com peças do Centro de Artesanato Oficina de Agosto – do distrito de Bichinhos, na cidade mineira de Prados – premiado e reconhecido por seu compromisso com a arte, através da reciclagem.

Projeto “Minas de Ouro”

O projeto Minas de Ouro foi idealizado em novembro de 2007, através de uma parceria da Braztoa, Governo de Minas Gerais (por meio da Secretaria de Estado de Turismo), Instituto Estrada Real e Sebrae-MG. Em um primeiro momento, os pacotes que serão comercializados por um grupo de 16 operadoras filiadas à associação são: Jóias da Estrada Real (Belo Horizonte – portão de entrada do turismo no Estado, Mariana, Ouro Preto, São João del-Rei, Tiradentes e Congonhas, com opcional para Diamantina) e Araxá.
Essas entidades têm atuado no sentido de garantir a estrutura necessária para viabilidade do projeto, posicionando os empresários da cadeia produtiva do turismo mineiro à frente do processo. Já foi assinado um termo de cooperação que prevê, entre outros, a capacitação de agentes de viagens, o treinamento de operadores, a realização de famtours e um plano de mídia. O investimento previsto é de R$ 750 mil.

 

Minas é destaque

Produores mineiros de café se destacam em amostra no Prêmio brasil de qualidade.
Minas Gerais pulverizou a concorrência e seus produtores foram maioria entre as amostras finalistas do "16º Prêmio Brasil de Qualidade do Café para Expresso", promovido pela torrefadora italiana Illycaffè. Dos 50 produtos selecionados, 49 são do Estado, vindos de 27 diferentes municípios. Apenas um cafeicutor finalista é de São Paulo.

De acordo com o consultor científico da Illy no Brasil e presidente da comissão julgadora do prêmio, Aldir Alves Teixeira, a qualidade das amostras foi novamente muito alta. Os problemas climáticos sofridos em algumas regiões, a alta porcentagem de grãos verdes e o problema da seca não impediram que a escolha dos finalistas fosse uma difícil tarefa, seja pela quantidade, ou qualidade das amostras. "Comparadas com o 15º Prêmio, o número de inscrições apresentou um crescimento de 17%, com 843 amostras inscritas".

É possível observar, também, que muitos dos finalistas desta edição participam pela primeira vez do prêmio. São 18 novos produtores que passarão, a partir deste ano/safra, a fazer parte da lista de parceiros da illy, além de tornarem-se sócios do Clube Illy do Café.